domingo, 22 de agosto de 2010

Sonhos

- O que é “sonho”?
- É aquele negócio que a gente tem quando dorme, oras!
- Se você está dormindo, como é que desiste dos sonhos?
- Do que você está falando?
- Me disseram que você desistiu dos seus sonhos... Quer dizer que você não dorme mais?
- Que conversa é essa, moleque?
- Andam dizendo por aí...
- Estão falando de outro tipo de sonho. E estão falando porque são bestas... Já passou o tempo de sonhar.
- Como assim “passou o tempo de sonhar”?
- Ah!, garoto... (suspiro) Na sua época era tudo tão mais fácil... Podia-se sonhar com tudo. Em ser piloto de fórmula um, jogador de futebol, ator de cinema. Acabar com as guerras, com a fome, com a música sertaneja. Mas hoje é tudo mais difícil.
- Por quê?
- Porque você cresceu, garoto. Quer dizer, porque eu cresci. Ou você cresceu, e virou eu. Ai! Você faz cada pergunta difícil!
- E você dá cada resposta difícil...
- Agora, me deixe trabalhar. Vai brincar com seus botões, vai...
- Mas eu ainda não entendi! Custa explicar?
- Eu já expliquei! É muito fácil sonhar quando não se precisa pagar contas, sustentar a casa. É mole quando não se conhece o mundo!
- Mas eu conheço o mundo! Vários mundos! Todo dia descubro um mundo novo...
- Só que isso vai acabar um dia. Você vai ver como é frustrante descobrir que nenhum desses mundos existe.
- O que é “frustrante”?
- Você e suas perguntas!
- (bico)
- “Frustrante” é quando você quis muito alguma coisa um dia, mas essa coisa nunca acontece.
- E eu vou ficar frustrado quando eu crescer?
- Você já cresceu, moleque. Já expliquei!
- Ué? Você diz que eu já cresci... Mas eu não estou frustrado.
- É que, quando você cresceu, deixou de existir...
- Se eu não existo, como você está falando comigo?
- Que mania chata de me fazer pensar, garoto!

2 comentários:

  1. Eu também cresci. Mas ainda sonho!

    ResponderExcluir
  2. Viuge, Hermano...

    esse post serviu pra me mostrar que não sonho mais!!!! Isso será bom ou ruim?? Vivo muito a realidade, o concreto...mas será que, às vezes, sonhar não faz bem??

    pensando...pensando...pensando...

    ResponderExcluir