segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quebra minha Canoa - Parte III - O prenúncio

Nem que eu vivesse um milhão de vidas aquele olhar sairia da minha memória: era como se dizesse “Vocês são loucos! Querem subverter toda a ordem mundial, querem violar todos os mandamentos, querem desinventar o impossível, querem fazer um churrasco em Canoa Quebrada?”

Mas percebendo que aqueles quatro intrépidos sorrisos não esmoreceriam, resignou-se. “Desculpe por não poder ajudar mais. Só tenho canela, mas desejo boa sorte”.

Na saída, acenou com seu lenço, já enxugando lágrimas, certamente por prever o futuro que aqueles três audaciosos carnívoros (e seu fiel amigo) teriam que enfrentar.

E em cada minimercado, lojinha, quermesse, foi a mesma coisa: “só banana”, “aqui, só azeitona”.
No fim, tinham uma coisa em cada sacola.

Faltava só aquele que, dizem alguns, é indispensável num bom churrasco: o carvão.

Era sempre assim:
- Carvão?! – e a pessoa, depois de se certificar da inexistência de elementos infiltrados, completava com um susurro praticamente inaudível: Só com o "Seu Manel”.

Quem já viu os filmes sobre a máfia sabe que não é fácil chegar aos cabeças da organização.
Chefão do carvão, na ocasião.

Hector até tentou buscar ajuda de Senquévis, só que ele, já meio escondido entre os caroços de azeitona que devorava sentado no meio-fio, recusou-se a dar mais um passo sequer naquela louca empreitada.
Disse ele: “Eu vou fica-raic-raic, aqui chup-chup, almoçan-pfuuuu-do”.

Deixou para lá.
Iria sozinho; fazer o quê?

Virou-se, e à sua frente estava a cidade.

4 comentários:

  1. Tanta coisa para fazer em Canoa Quebrada... Tanta! E você foi procurar carvão para fazer churrasco??? Por este post, percebe-se claramente que Deus nunca dará asas à cobra! humpffff!

    ResponderExcluir
  2. Hihihihihihi

    Parece que estou vendo a cena...

    Eu doida atrás de orégano pra colocar no recheio do pão de alho (surtando por achar caro um vidrinho minúsculo por R$ 14,90) e, quando olho pra calçada, Senquévis sentado no meio fio, à sombra, com um dog ao seu lado, abrindo um vidro de azeitonas e começando a devorar o seu almoço!

    Enquanto isso, Hector havia ido atrás de um item, igualmente, importante, para o nosso pão de alho: O PÃO!

    Além do carvão, é claro, cuja maratona para encontrá-lo foi algo que merece, de verdade, vários posts nesse blog...

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não queria comentar não...
    Mas, já que a Carol adiantou-se, acho que a Canoa que vocês embarcaram não deve ser a mesma que me acolheu tantas vezes: luau da Freedom, Todo Mundo Bar, Bar do Reggae, a tapioca com café da tia na volta da farra... até a incrível lenda urbana do "show do Mano Chao" em plena praia.
    Pelo menos a saga do churrasco rendeu boas risadas... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Galera,

    Má notícia: essa Canoa que vocês conheceram não existe mais. Morreu. Sumiu. Escafedeu-se!
    Se andam dizendo que Pipa é a Búzios do nordeste, Canoa Quebrada virou a - blergh! - Cabo Frio.
    (E a Praia do Futuro é o Piscinão de Ramos, mas isso é outro papo.)

    E como assim? O luau com o Mano Chao é lenda urbana? Quer dizer que ele não cancela sempre em cima da hora? Meu deus! Este mundo está perdido!

    ResponderExcluir